Comunidade TripHero
Comunidade TripHero
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Entre páginas e aventuras - Parte 2

Entre páginas e aventuras - Parte 2
Aline Strobelt
out. 30 - 3 min de leitura
000

Conheça mais 5 bibliotecas incríveis ao redor do mundo

Bem-vindos a segunda parte da nossa volta ao mundo uma jornada literária fascinante pelo mundo, através de algumas das bibliotecas mais extraordinárias e inspiradoras.

Biblioteca Pública de Stuttgart (Alemanha)
A Biblioteca Pública de Stuttgart ficou conhecida como "O Cubo", é uma atração por si só. Projetada pelo arquiteto Eun Young Yi, com 11 plantas (duas delas subterrâneas), fachada de concreto, painéis que pela noite se iluminam de diferentes cores e se assemelham a um enorme cubo de Kubrik. Além de sua aparência deslumbrante, esta biblioteca também se destaca por ser um centro cultural da cidade.

Biblioteca do Trinity College (Dublim, Irlanda)
Na bela cidade de Dublin, na Irlanda, encontramos a Biblioteca do Trinity College, casa do famoso Livro de Kells, um manuscrito do século IX ricamente ornamentado. Este edifício do século XVIII abriga uma das maiores coleções de manuscritos e livros impressos do país.  Em uma vitrine está exposta a harpa mais antiga que se conserva na Irlanda, feita em carvalho e salgueiro, com cordas de bronze.


Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (Washington)
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é considerada a maior biblioteca do mundo, com 1.348 quilômetros de prateleiras e mais de 167 milhões de artigos, entre eles, 5,5 milhões de mapas, 8,1 milhões de partituras e 72 milhões de manuscritos. Lá se encontram uma das poucas cópias da Bíblia de Gutenberg e o rascunho da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Este local não apenas celebra o conhecimento, mas também oferece visitas guiadas, exposições e uma rica programação cultural.

Museu e Biblioteca da Faculdade de Artes de Musashino (Tóquio, Japão)
No Japão, a Biblioteca da Faculdade de Artes de Musashino é uma verdadeira obra de arte arquitetônica. Conhecida como "um bosque de livros" pelo arquiteto Sou Fujimoto, esta biblioteca é um centro para a criação artística. Com uma vasta coleção de livros sobre arte e design, é um refúgio para artistas e amantes da cultura.

Bibliotheca Alexandrina (Alexandria, Egito)
Encerramos nossa jornada na Bibliotheca Alexandrina, uma homenagem atual à lendária Biblioteca de Alexandria da antiguidade. Este moderno edifício de 11 níveis mistura vidro, alumínio e cimento para criar uma estrutura impressionante e com cobertura circular em homenagem a Ra, deus do Sol. Na sua fachada possui painéis de granito mostram caracteres de todos os alfabetos conhecidos do planeta.

Estas bibliotecas ao redor do mundo não são apenas locais para guardar livros, mas verdadeiros tesouros culturais. Me conta, qual delas você ficou com vontade de conhecer?



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você